quinta-feira, 5 de setembro de 2013

É moda, estilo ou tendência??!

Haai! Tudo ok com vocês?!

Hoje eu vou falar de algo bem simples, só quero esclarecer a diferença entre três tópicos que geralmente aparecem atrelados: Moda, Estilo e Tendência. 
Sim, existe um diferença entre eles! Entre alguns a diferença é algo evidente, mas quando você para pra pensar... ''Moda e tendência, onde está a diferença? Quando estou na moda não estou automaticamente estiloso?''
E para responder essas perguntinhas eu vou mostrar o conceito básico e diferenças entre eles! Preparados?




Moda: A moda é um fenômeno sociocultural coletivo, consiste na mudança periódica de tendências e está relacionada a várias áreas de interesse como vestimenta, tipo de corpo e cabelo, consumo, identidade e arte. Hoje em dia as mudanças são mais rápidas, de acordo com a velocidade da mudança de interesses do consumidor. Com a avaliação da moda é possível entender um grupo, um país e sua cultura e até o mundo no período em que ela era praticada. Existe moda de todos os tipos: A moda mais ‘in’ e popular, moda dos guetos, contracultura, alternativa, de protesto, urbana, moda dos nichos, etc... A moda é a mudança do padrão de tempos em tempos.

Tendências: O estilista lança um produto, determinadas pessoas gostam e começam a usar, supondo que essas pessoas são influentes e fazem com que outras pessoas comecem a usar também, um consultor nota isso e sugere para marca com que trabalha lançar um item do mesmo tipo... Tendência lançada! Em resumo, são previsões sobre o que vai ser usado e como, sobre o que estará em alta na próxima estação: Desde tecidos e cores até estampas e acessórios, até mesmo um estilo pode servir de inspiração para uma tendência (como por exemplo, rocker).
As tendências, como citado no exemplo inicial, são obtidas em cima de estudo, de pesquisas de consumo, análise de valores sociais, criação inovadoras de estilistas, etc. Atualmente seguem um ciclo, não há nada realmente novo e sim novas propostas em cima de estéticas já existentes.
Algumas mudanças viram clássicos e permanecem por um longo período e outras explodem para logo em seguida sumir. Essa vida útil inconstante das tendências é conhecida como Ciclo da Moda.

Estilo: Como disse Gloria Kalil, "ter estilo está mais na moda do que a moda". Estilo é algo difícil de definir, é algo bem abstrato e pessoal. Você pode aprender a ter estilo, descobri-lo e aprimora-lo. Para isso, é preciso uma generosa dose de auto-conhecimento, capacidade de observação, definição de gostos pessoais que pautarão as escolhas certas para roupas e acessórios, e a mente aberta para fazer estas mudanças.
Algumas mudanças podem ser difíceis, mas no geral nem tanto, pois ter estilo tem a ver com quem você é e mostrar para o mundo a sua personalidade, a maneira como você vive, as escolhas que faz, as suas atitudes, os seus gostos... Seu estilo reflete sua história, demonstra sua autenticidade e identidade, vem de dentro para fora e vai muito além de aparência.
Enquanto a moda é algo que se compra e que muda a cada estação, o estilo não depende de dinheiro, não é passageiro e não pode ser copiado (ao tentar fazer isso pode correr o risco de passar uma imagem artificial, de alguém que você não é). Ter estilo é ser fiel a si mesmo, vestir aquilo que faz você se sentir bem, confortável e seguro.

UFA! Ficou meio longo esse post, mas acho que deu pra explicar bem o ponto né gente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário